Eu sou o caso dela..



 A mãe queria  "Euza Marta", o padre decidiu  "Maria Euza". Eita mulher difícil! É uma rapadura furtada no meio dos estoques dos holandeses, que tomavam de nossa culinária colonial, fruto de suas riquezas nas Antilhas. Rapadura rara, autêntica.
Ou então, Compararei ela com uma pimenta do agreste, que  nem mexicano resiste! Nunca soube de nenhum romance dela com latinos, mas não tinha jeito. Personalidade forte, assim é vovó.
Eu nunca sei como entendê-la, não é tão complacente como as vovós de meus amigos, ela ainda tem a brasa de uma pessoa revolucionária , um leoa em jaula.
Tem lá seus mal-dizeres. Ás vezes se saboreia com agouros, uma fofoca de um povo meio distante, meio alheio à ela. O outro lado da família. Minha vó se distanciou e não foi creio que seja uma resposta à suas posturas do passado. Se distanciou pela velhice.
E de velha, ela tem tudo dobrado. Reclama da comida, se importa se eu comi ou não, reclama da comida, fala muito, ri mais ainda, tendo graça ou não, pedindo-se pra parar ou não. Pra ela, eu escorrego quando falo que não estou namorando. "É Pêia!" Um dia ela levanta bandeiras em pról da chegada do meu pretê; No outro forma impérios,impérios e discursos contra aquele que ousar chegar perto de mim. Primeiro estudar, depois casar, e aí eu viro dona de casa.  "É Pêia!"
Todo dia brigamos. Peço para ela parar de reclamar de tudo, peço para ela simplesmente admirar alguns fatos que não podemos mais contestar. Mas é indiferente. Palavrinhas em vão, e eu acabo de formar uma briga. Minha mãe vasculha na personalidade incisiva de vovó e diz que ela é ranzinza. Depois desses anos todos, minha mãe não consegue amolecer essa rapadura.
Ela conhece todas as praias de Recife. E AI de você achar que não! De Boa Viagem a Olinda, ela sabe aonde tem tubarão e aonde não tem.  Pernambucana! E diz com orgulho e com aquele sotaque inconfundível, de quem viveu a mais de 40 anos num lugar, mas o apego ao berço de origem não permite que se esvaia pelo tempo. Ela ainda tem sotaque.  Quer me levar ao Recife. Um dia iremos, que eu sei bem. Aliás, se não fosse pelo fato dela não enxergar, ela iria me levar pra conhecer toda a São Paulo. Bexiga, Jaçanã, Capão Redondo, Campo Limpo , isso é ficha. Eu saberia andar sozinha desde os 7 anos. E quando diz isso, dá aquela risada gostosa.  Ainda irá me engordar, pois conhece tudo quanto é especiaria. Pra ela, rabada é de lei, buchada mais ainda, e não se nega torresmo a ninguém! Mas hoje,  tem medo até do tomate, pois lhe faz mal a pressão. Vovó é saudável, mas tem medo até do coitado do tomate..

E não há braços que se estendam maiores que o dela. E não há conselhos mais sinceros que o dela. Não há mimos com o dela.Não há xingamento mais preciso  que o dela. Sua postura é de senhora major, uma conselheira mãe de todos. Crente fervorosa. "Não muda de canal que tá passando o Missionário!"E todos os dias, surpreendo-me com sua fé, reparo em seu fanatismo. E me encanto na forma que ela dança, descalça no tapete, os louvores da igreja. É o seu estado de paz.

Ela é ferro na boneca!Com ela é oito ou oitenta, se não quer mudar, se contenta! Fala baixinho os pensamentos que de tão fortes , não conseguem ficar presos na cabeça. Ela fala aquilo que eu só sei pensar. E eu escuto forte, escuto amargurada, escuto atenta.
E não há dia sem que eu fale com ela. Sou seu relógio, sou seu termômetro, sou sua porta-voz, a representante do mundo moderno. Não há humor se eu a trato friamente. A noite só chega quando volto da escola e o dia só começa quando eu acordo. Ela não me vê chorando, nem me vê pegando as balas do armário. Não me vê sangrar, não me ver dançar, mas ela me sente, pois sempre estou perto dela.  E nossa conexão é assim, ela me ama tanto. E eu a amo tanto,que penso nela sem ela saber. Penso nela como mãe, tia, meu tudo, o meu espelho.  Seus defeitos me fazem ser mais humana, aprendo a esperar, ter paciência, pois Vovó tem sua proteção na braveza, na estupidez. É a sua defesa , é a sua fraqueza. Meus beijos , abraços, meus "fica com Deus, vó", nunca tiveram tanta importância..até fazerem dela  o que ela é hoje. A pessoa que mais me ama nesse mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

expressivo 02

Dignidade em Conserva

saudade