Pra não dizer que não falei das flores..

 minha intenção nunca foi me calar. As opiniões são construídas sim, de boca em boca, de livros em livros, é a minha bagagem. São os pequenos diálogos do meu cotidiano, é a minha avó reclamando do preço do arroz, é a minha mãe se apertando no aluguel mensalmente. É o professor andando de ônibus, cheio de cadernos na mão, com um olhar cansado, sem forças. É o silêncio perturbador de um ônibus lotado. Se trata daquilo sim, que eu vejo na televisão. Ás vezes é só deixar a tv no mute e apreciar as imagens, para se obter uma aproximação dessa realidade triste.
É chegar em casa, depois de um dia no colégio, e ver que milhares de pessoas estão na rua. O real motivo - bem, eu sozinha não poderei saber.- Sei aquele motivo nobre. Aquele motivo que faz perder o sono, se bem que o gigante acordou. Acordou atordoado, querendo levantar sem olhar para os próprios pés. Razão. Consciência. Deixemos a euforia de sermos apenas brasileiros em luta um pouco de lado, usemos nossas cabeças. Que tenhamos a coragem de olharmos nos olhos uns dos outros, para sabermos qual é nosso verdadeiro ideal. É apenas o preço da passagem? É apenas a corrupção? Não diminuiremos nossos problemas que se penduraram por tantos e tantos anos. Repressão, alienação. Vem pra mim, vem pra você, vem para a polícia. Tão coitados quanto nós. Deles, o que sobra é a fúria robotizada, truculenta, controlada pelos grandes chefes de estado. Eles não sabem o que estão fazendo, no fundo, estão seguindo ordens. Ordem e Progresso. Dois adjetivos tão distantes no substantivo caótico que o Brasil se tornou. Tantas bocas que falam pouco. Tantas mentes que não pensam nada. Num exercício diário, aprendemos a obedecer, e a sermos enganados, sem nenhuma contestação. Agora que estamos balbuciando as primeiras palavras, como bebês insanos, já queremos ditar o alfabeto inteiro. Acalmem-se. Eles querem isso. Querem que você grite até ficar rouco, querem o teu suor..querem a tua frustração. Querem que você desacredite. Querem que você se iluda e queira o imediato. Querem que você se canse de caminhar. Querem que você seja hipócrita. Que você grite "Hexacampeão" e que esqueça essa revolução toda. Querem que você não saiba agir. Querem que você deposite suas esperanças em algum partido com tendência a se corromper. Você fomentando o sistema. Você trabalhando para o imposto pagar.Você  perdendo a sua voz sem falar. Estejamos atentos sempre. Saibamos o que fazer. Pilotemos vossas cabeças. O gigante acordou, porque NÓS acordamos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

expressivo 02

Dignidade em Conserva

pode ser uma segunda feira, mas acredito que não seja.